Carnaval Buñuelesco: UMA Aurora AO Entardecer
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Para o cineasta espanhol Luis Buñuel – um surrealista formado por contradições, com seu menosprezo à sociedade burguesa e à religião cristã –, estranhezas sempre deveriam fazer parte de seus filmes. Neste livro encontra-se o argumento de que desde a realização do seu primeiro curta-metragem, Um Cão Andaluz, roteirizado em parceria com Salvador Dalí, houve uma coerência de pensamento que estabeleceu para ambos um caminho a seguir. No prólogo do filme, a metáfora de uma jovem moça tendo seu olh o rasgado por uma navalha tornou-se cinematograficamente uma verdade estarrecedora e a essência de uma narrativa que transformou e codificou os preceitos surrealistas em dois únicos e universais temas – o amor e a liberdade. Vê-se também que a galeri a de estilos que se instalou na cinematografia de Buñuel serviu para reafirmar constantemente os traços marcantes de sua obra, dentre eles a polifonia. E é nessa polifonia buñueliana que se distingue o encontro dos filmes Um Cão Andaluz, Viridiana e Bela da Tarde com a pintura Angelus, do realista francês Jean-François Millet, para caracterizá-lo como um elemento constitutivo das reminiscências de Luis Buñuel e de Salvador Dalí. Resulta desse encontro polifônico uma mensagem em comum nas obras a qui apresentadas com o objetivo de expor que todos esses elementos apontam para uma relação com determinadas características medievais pesquisadas pelo russo Mikhail Bakhtin: a morte e os excrementos inseridos na renovação dos desejos sexuais do home m.
Atributos
- num_paginas:
- 201
- ano_edicao:
- 2017
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 1900-01-01
- isbn13:
- 9788547305475
- ean:
- 9788547305475
- autor:
- Ricardo Zani
- origem:
- NACIONAL
- editora:
- APPRIS
- encadernacao:
- BROCHURA
- situacao:
- 5
- peso:
- 0.200
- altura:
- 1.300
- largura:
- 14.800
- comprimento:
- 21.000