Contratos de Consumo: Parâmetros Eficientes Para Redução da Assimetria Informacional

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  Descrição do Produto

“A partir de uma análise econômica altamente interessante, com base em dados originários de várias relações de consumo considerando variados problemas exsurgidos a partir de levantamento cuidadoso, nos tornamos expectadores-participantes (afinal somo s todos consumidores e de alguma forma, aqui ou mais adiante, há informações que nos faltam ou que não logramos bem compreender) dessa pesquisa instigante feita pela Dra. Amélia, e que aponta para um marco decisivo: o princípio da transparência máxim a (art. 4º caput CDC) é o direito básico do consumidor por excelência. Há uma crise no direito do consumidor, revelando-se atualmente uma onda perversa de desqualificação dos consumidores que insistem em apostar que a Lei 8078/90 é uma das mais alvis sareiras propostas de garantia de direitos fundamentais do ordenamento legislativo brasileiro, e que, com base no CDC, multiplicam os acessos ao Judiciário. Amélia Rocha está entre as grandes mulheres juristas do Brasil, com uma sólida carreira const ruída em defesa dos vulneráveis, coerente, inteligente, politicamente bem posicionada e já agora deixando marca positiva e indelével no capítulo jurídico-acadêmico do direito do consumidor, sua obra é uma resposta adequada e segura a quantos queiram amesquinhar o direito à informação clara, completa e objetiva que o CDC preconiza para todos os consumidores”. Trecho do prefácio de Cristina Tereza Gaulia “Informação é poder”. Esse aforismo de origem desconhecida não poderia refletir mais os val ores e as relações na economia atual. Na verdade, há algum tempo, aqueles que estudam as interações humanas sabem que a qualidade da informação disponível no mercado é capaz de definir precisamente o nível de desenvolvimento e atratividade de determ inado país. A assimetria de informação é reconhecida como um dos principais fatores na elevação dos custos de transação, e, portanto, na criação de comportamentos oportunistas por parte dos agentes econômicos. Isso eleva preços, cria entraves para e mpreendedores, tira bons agentes do mercado. Todavia, sabe-se que não existe mercado perfeito. Sempre haverá assimetria de informação: cada um sabe mais de si mesmo e de suas intenções que aquele com quem contrata. Os legisladores e reguladores tent am criar incentivos para que essas informações sejam prestadas da maneira mais acurada e no momento correto para que as pessoas tomem suas decisões de maneira esclarecida. (...) Em sua tese, que ora se publica, Amélia se propôs a analisar alguns fund

  Atributos

num_paginas:
208
ano_edicao:
2021
num_edicao:
1
data_lancamento:
1900-01-01
isbn13:
9786555152722
ean:
9786555152722
autor:
AMÉLIA SOARES DA ROCHA
origem:
NACIONAL
editora:
FOCO JURIDICO
encadernacao:
BROCHURA
situacao:
2
peso:
0.350
altura:
0.900
largura:
17.000
comprimento:
24.000