Cotas Raciais NAS Universidades Públicas: Estratégias Argumentativas, Lógica Informal e Teoria da Argumentação

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  Descrição do Produto

O presente livro procura desenvolver uma abordagem filosófica não exaustiva sobre os principais argumentos envolvidos no debate sobre a adoção de cotas étnico-raciais – uma modalidade de ação afirmativa – nas universidades públicas brasileiras. A pes quisa parte da teoria da argumentação e da lógica informal (estudo dos aspectos da argumentação que não dependem exclusivamente da forma lógica) para compreender uma discussão concreta, como produzida em linguagem natural. Compartilhamos a tese segun do a qual o estudo da linguagem comum é filosoficamente elucidativo. Nosso objetivo primordial é sumariar e criticar os principais argumentos apresentados em alguns padrões dialógicos selecionados, para identificar, em cada um deles, a racionalidade subjacente, certas propriedades características e fundamentos justificatórios, eventuais falácias, bem como a interação de diversas áreas de argumentos. Almejando alcançar uma compreensão pragmática do debate e epitomar os prós e os contras das cotas raciais nas universidades brasileiras, procuramos sintetizar, da forma mais imparcial possível, os argumentos reais apresentados. Também demos particular atenção a argumentos especificamente desenvolvidos em certos campos argumentativos considerados de interesse, como filosofia, política, direito, sociologia, antropologia, economia, história e educação.

  Atributos

num_paginas:
221
ano_edicao:
2012
num_edicao:
1
data_lancamento:
1900-01-01
isbn13:
9788562741715
ean:
9788562741715
autor:
Neto Silva
origem:
NACIONAL
editora:
ARRAES EDITORES
encadernacao:
BROCHURA
situacao:
6
peso:
0.368
altura:
1.390
largura:
16.000
comprimento:
23.000