O Lugar do Público

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  Descrição do Produto

O lugar do público não é uma questão nova em cultura e arte. Desde sempre, artistas e os que pagavam para que existisse arte (a cultura existe por si mesma, quase) queriam saber se uma obra iria agradar, alcançar seus objetivos. As respostas que enco ntravam eram mais imediatas e intuitivas, menos sofisticadas (lembrar que 'sofisticado' quer dizer também falso, enganoso, artificioso) que as de hoje. Mais tarde, por um lado, deixou-se de acreditar no valor intrínseco da arte e da cultura, que não mais comovem por si mesmas os que decidem sobre ela, por outro, os instrumentos de investigação tornaram-se mais complexos e sofisticados (ou 'sofisticados'), terceiro, a ideia de democratização da cultura e da arte deslocou para o foco do público um a reflexão (ou política) antes voltada para o produtor, o artista. E quarto, mais relevante, transformações tecnológicas alteraram radicalmente cultura e arte bem como seu público, seus criadores e seu lugar na sociedade.Este livro oferece uma visã o de conjunto dos rumos desta disciplina que responde pelo nome de 'estudos de público', do que se fazer para desenvolvê-la e, também, de modo indireto, de como evitar os excessos visíveis no interior desse território de investigação que corre o risc o de tornar-se autônomo e desligado das preocupações reais dos criadores e dos destinatários da cultura e da arte.As linhas de pesquisa propositivas e positivas emergem aqui ao redor de cinco eixos: 1) a cultura como componente de uma economia e uma sociedade 'em movimento', sem referentes fixos, 2) a mudança nos modos de consumo de cultura e arte, 3) o novo papel simbólico da cultura e da arte, 4) os novos rumos da produção, difusão e mercado da cultura, 5) as possibilidades de planejamento da cultura e da arte.E ao lado delas, como marcas d’água de sinal contrário, as ideias que configuram as armadilhas criadas pelos 'estudos de público' para si mesmos, a cultura e a arte: 1) a tecnocratização da política cultural e, portanto, da cultura e da arte, 2) a ideia de que o consumo da cultura e da arte pode ser medido por índices, 3) a ideia de que mais estudos estatísticos e sociológicos levarão ao perfeito equacionamento do 'problema da cultura', 4) a utopia de que uma instituição cultur al pode ser orientada a cumprir 'mais democraticamente' seu papel graças ao seccionamento dos conjuntos da cultura e da arte e, em especial, de seus públicos (o local, o regional, o nacional, o de 'gênero', o das crenças religiosas, o das etnias...),

  Atributos

num_paginas:
367
ano_edicao:
2014
num_edicao:
1
data_lancamento:
1900-01-01
isbn13:
9788573214505
ean:
9788573214505
autor:
Bernardette Mélanie; Goldstein
origem:
NACIONAL
editora:
ILUMINURAS
encadernacao:
BROCHURA
situacao:
2
peso:
0.496
altura:
2.000
largura:
16.000
comprimento:
23.000