Aposentadoria do Professor: Aspectos Controvertidos

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Na presente edição busca-se atualizar o texto, apresentando as alterações normativas e jurisprudenciais ocorridas nos últimos anos, rela­cionadas às políticas públicas previdenciárias criadas, que acabaram alterando as próprias normas jurídicas sobre o tema, bem como sobre a incidência ou não do fator previdenciário na aposentadoria do profes­sor, tema que ainda se mantém controverso junto aos Tribunais e Cortes Superiores.Neste sentido, foi inserido o Tópico 5.2.1, no Capítulo V desta obra, que apresenta algumas das leis infraconstitucionais criadas como forma de incentivo e efetivação dos direitos previstos constitucionalmente para a categoria, destacando o piso salarial profissional nacional, a redução do número de horas-aula ministradas passando de 08 para 06 (seis) e considerando o trabalho extraclasse (Lei 11.378/2008).Também dentro das políticas públicas há uma nova possibilidade de aposentadoria que é sem a aplicação do fator previdenciário prevista no 29-C, esta que tenta corr igir o erro da Lei 9.876/1999 que introdu­ziu os incs. II e III do art. 29, todos da Lei 8.213/1991, sem, contudo, dar solução àqueles que já se aposentaram com a implementação dos pon­tos, porém, anterior a 18.06.2015.Da mesma forma, insere-se no Ca pítulo VI o Tópico 6.2.1, que versa acer­ca da lacuna existente na lei quanto à aposentadoria para professores que possuem dois vínculos efetivos, ambos com filiação previdenciária no Regime Geral que são penalizados com aposentadoria incompleta.Dest aca-se também a reformulação do tópico relacionado às decisões recentes sobre o afastamento do Fator Previdenciário, no qual é indicado a mudança de posicionamento dos Tribunais Superiores sobre o tema, que a partir desta edição passa a ser tratado n o Tópico 6.6.1, do Capítulo VI.Sobre o tema, no Tópico 6.6 são incluídas algumas considerações a res­peito do tratamento diferenciado que recebem os professores que são aposentados pelo Regime Próprio, aos quais o fator previdenciário não é aplicado, indicando-se a necessidade de interpretação analógica aos professores do Regime Geral, com amparo nos princípios da subsidiarie­dade e igualdade formal e material.A Autora.

  Atributos

num_paginas:
244
ano_edicao:
2018
num_edicao:
4
data_lancamento:
1900-01-01
isbn13:
9788536283678
ean:
9788536283678
autor:
Cleci Maria Dartora
origem:
NACIONAL
editora:
JURUA
encadernacao:
BROCHURA
situacao:
6
peso:
0.303
altura:
1.300
largura:
15.000
comprimento:
21.000